(99) 98852-2276 / 98852-1721

Blog

Publicado em: 22 de Agosto de 2017 às 15:35

Parque Nacional da Chapada das Mesas e Complexo da Pedra Caída

A 215 km km  de Imperatriz, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Complexo da Pedra Caída tem 12.600 hectares que são destinados exclusivamente ao ecoturismo e ao turismo de aventura. Aqui, você vai encontrar 25 quedas d’água, mas a principal delas é a Cachoeira do Santuário com 46 metros de altura.

Para chegar até ela eu caminho 600 metros por passarelas e rampas suspensas e atravesso cerca de 50 metros dentro do Cânion do Santuário com água até a cintura. A cachoeira fica escondida pelos paredões do cânion e o som da queda d’água é minha única referência. Porém, ao chegar à sua frente vejo que valeu à pena todo esforço para estar aqui.

A piscina que se forma na base da cachoeira tem 1,5 metro de profundidade, em média, e uma espeça nuvem de água se espalha pelo ar o tempo todo. Por isso, não reclame se não conseguir tirar aquela foto perfeita.

Cachoeiras do Pedra Caída

Apenas sete das 25 cachoeiras do Complexo da Pedra Caída podem ser visitadas. As demais ficam distantes e ainda não estão acessíveis. Além da Cachoeira do Santuário, eu visitei a do Capelão e a da Caverna.

A Gruta da Caverna fica a seis quilômetros da sede do Pedra Caída. Esse trajeto pode ser feito de carro, mas é preciso caminhar mais 400 metros em passarelas suspensas e outros 30 metros com água na cintura para cruzar a caverna e chagar à cachoeira. Aqui, é possível passar por trás da queda d’água e até mesmo relaxar enquanto ela nos faz uma massagem.

Distante três quilômetros da Cachoeira da Caverna está a Cachoeira do Capelão. Ela tem 22 metros de altura e a piscina de águas tingidas em tons de azul que se forma aos seus pés alcança uma profundidade de 4,5 metros. Para chegar até ela é preciso fazer uma pequena caminhada por um riacho com água na canela.

 

// Chamada do widget de web checkin WebCheckin.start('12086245000162');